OEIRAS SAI SEMPRE A GANHAR
Novo ciclo de desenvolvimento
Oeiras reforça a aposta na Cultura com estratégia delineada no projeto Oeiras 27.
Para os próximos anos estão previstos projetos estruturantes, como o Museu do Tejo, o Museu da Cidade, o Centro de Congressos, o Centro Cultural de Linda-a-Velha, o Hub Act - Centro de Indústrias Criativas e o Museu de Artes, Ciência e Tecnologia, e ainda a continuidade de eventos de referência, como o NOS Alive, o Festival Jardins do Marquês, a Bienal Internacional de Poesia e a Mostra das Artes da Palavra.
Já na cerimónia de apresentação do Oeiras 27, o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, frisou que “os projetos que o Município se propõe fazer no âmbito do Oeiras 27 vão sempre acontecer” e, por isso, "Oeiras sai sempre a ganhar”.
Oeiras, ecossistema urbano
A nova ideia de comunidade para Oeiras parte da implantação de praças em diversos pontos do concelho, tornando-as protagonistas do espaço urbano. As novas praças centrais são espaços de encontro, de participação, de cultura e de entretenimento e vão ser pensadas de acordo com todas as exigências sustentáveis.
Oeiras, capital da poesia e das culturas de língua portuguesa
O Parque dos Poetas e o Templo da Poesia em Oeiras são equipamentos únicos a nível nacional e internacional. Estes espaços vão ser a casa de um programa rico em iniciativas que celebram a poesia. Oeiras é, também, casa de um número alargado de culturas de língua portuguesa e de dinâmicas reconhecidas em torno do livro e da leitura que serão evidenciadas num conjunto de novas atividades.
Oeiras, capital das artes e da criatividade
Desenhámos um conjunto de novos de auditórios, museus e centros culturais, mas, também, de modernizações de equipamentos municipais já existentes, como edifícios patrimoniais ou espaços desativados, de forma a afirmá-los no domínio das artes e da criatividade. A partir daqui surgirão novos festivais, programas de arte, projetos comunitários, envolvendo os agentes culturais locais, nomeadamente os amadores, que prestam um papel inestimável.
Oeiras, capital das heranças culturais
O Concelho de Oeiras é a casa de um vasto conjunto de heranças culturais materiais e imateriais. A conservação e reabilitação do edificado e património móvel, a sua programação e acesso ao público são elementos fundamentais desta estratégia. Será ainda determinante documentar e evidenciar as heranças imateriais da comunidade culturalmente plural residente em Oeiras.
Oeiras, capital do património marítimo
As fortificações marítimas de Oeiras fazem parte do maior conjunto de fortificações marítimas de defesa do mundo. Esse é um património que merece ser acessível e conhecido por todos. Até 2025 pretendemos concretizar o novo Museu do Tejo, com sede em Oeiras, que irá divulgar as fortificações marítimas existentes no território e celebrar a paisagem natural, fauna e flora subaquáticas.